Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Brasil

Banco Master: MPF cobra medidas para ressarcir aposentados e pensionistas

Recomendações foram enviadas ao INSS e à liquidação do banco após indícios de irregularidades em cerca de 250 mil contratos de crédito consignado

há 2 horas

Amanda Martins

Banco Master: MPF cobra medidas para ressarcir aposentados e pensionistas
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Publicidade

O Ministério Público Federal (MPF) expediu duas recomendações para garantir o ressarcimento de aposentados e pensionistas que tiveram valores descontados em contratos de crédito consignado do Banco Master. A medida ocorre diante da estimativa de que cerca de 250 mil contratos apresentem indícios de irregularidade ou fraude.

Segundo o Metrópoles, as recomendações foram encaminhadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e às autoridades responsáveis pela liquidação do conglomerado financeiro. O objetivo é assegurar que os valores eventualmente descontados de forma indevida sejam devolvidos aos beneficiários de maneira prioritária.

Entre as orientações, o MPF recomenda que o INSS solicite à autoridade liquidante do Banco Master a habilitação dos créditos extraconcursais. Além disso, pede que os responsáveis pela liquidação reconheçam a dívida e façam a reserva de recursos suficientes para garantir o ressarcimento dos aposentados e pensionistas afetados.

Na recomendação, o Ministério Público Federal alerta para a alta probabilidade de insuficiência de recursos das instituições em liquidação e destaca a necessidade de preservar, no quadro geral de credores, os valores destinados às restituições antes da exaustão do ativo. Segundo o MPF, a medida é essencial para garantir a devolução de recursos subtraídos ilicitamente de consumidores vítimas de contratações indevidas de empréstimos e cartões de crédito consignados.

O INSS e as autoridades responsáveis pela liquidação do Banco Master têm o prazo de dez dias para informar ao MPF se irão acatar as recomendações. Uma cópia do documento também foi encaminhada ao Banco Central.

Compartilhe:

Leia também

Prouni 2026: MEC anuncia mais de 226 mil pré-selecionados na primeira chamadaO resultado foi divulgado nesta terça-feira (3) pelo Ministério da Educação (MEC)
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia