Sexta-feira, 17 de Maio de 2024

Barragem se rompe após chuvas no RS e ameaça municípios vizinhos

2024-05-02 às 15:09
Foto: Reprodução/Redes sociais

A barragem 14 de Julho, localizada no município de Cotiporã, no Rio Grande do Sul, colapsou e rompeu devido à forte chuva que atinge diversas cidades do estado. A informação foi divulgada pelo prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi, e confirmada pelo governador do Estado, Eduardo Leite, nesta quinta-feira (2/5).

“Nós recebemos, há pouco tempo, a informação do rompimento da ombreira direita da barragem 14 de Julho. O efeito não vai ser de uma devastação, enxurrada, mas vai ter o curso livre do Rio Taquari”, afirmou Leite.

Em nota, a Companhia Energética Rio das Antas (Ceran) informou que o ocorrido se deu “devido ao contínuo aumento da vazão do Rio das Antas e das fortes chuvas que atingem o estado”. A Ceran acrescenta que a Defesa Civil foi comunicada.

“É uma situação dramática que vivemos no Rio Grande do Sul, absolutamente excepcional, pior do que qualquer quadro que nós pudéssemos ter anteriormente, é preciso que todos se coloquem em situação de segurança”, acrescenta o governador, que ainda pede para que a população deixe os locais de risco e procure abrigos seguros.