Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

‘Barulho no céu’, bola de fogo e mais: os fenômenos vistos e ouvidos em 2020

2020-12-22 às 09:51

Entre os muitos momentos inusitados e inesperados de 2020, a questão espacial não deixou a desejar aos que se interessam por temas que vão desde a astronomia até os eventos inexplicáveis, que nos forçam a ir um pouco além da razão para um maior entendimento. Passagens de meteoros , “visita” de foguete chinês , asteróide maior que campo de futebol e até sons sem origem definida marcaram o ano e puderam ser vistos e ouvidos nos céus .

Como de costume, sempre que algo chama atenção na atmosfera , imagens de diversos desses encontros foram registradas pelos moradores de muitos países e acabaram viralizando nas redes sociais. No Brasil, não foram poucas as cidades que vivenciaram a passagem de imensas “bolas de fogo” pelos céus, assim como nos EUA, Canadá e Índia.

Uma das visitas que mais causou comoção em terras brasileiras não foi causada por um fenômeno natural . No final do mês de novembro, a passagem de um foguete chinês assustou moradores do Nordeste: relatos de uma forte luz no céu foram feitos em cidades na Bahia, no Ceará, no Rio Grande do Norte e no Piauí.

Houve também quem teve lucro ou prejuízo com esses visitantes. Na indonésia, um fabricante de caixões vendeu um pedaço de meteorito que caiu sobre o teto de sua casa por um valor equivalente ao que ganharia em 30 anos com seu salário. Já no México e no Líbano , meteoros ainda em chamas acabaram causando pequenos incêndios e destruíram plantações e algumas vegetações.

Da ciência para o inexplicável

Entre os momentos inexplicáveis de 2020 o “barulho no céu” teve bastante repercussão. Os sons, que foram relatados como ruídos e zumbidos “parecidos com os sons de trombetas”, rapidamente viralizaram nas redes sociais, com muitos acreditando serem obra de extraterrestres. Alguns adeptos das teorias de conspiração apontaram até para a possibilidade de ser o início da chamada “grande migração”, quando seres humanóides iniciariam o processo de dominação mundial.

Deixado as hipóteses de lado, uma explicação científica que surgiu logo após a disseminação do fenômeno foi que o movimento de placas tectônicas contra o microcontinente perdido da Grande Adria na Europa poderiam ser responsáveis pelos sons, mas nenhum resultado conclusivo sobre o tema acabou acontecendo.

Expandindo as fronteiras do espaço

2020 também teve descobertas em outros pontos do universo. A Nasa divulgou novas informações sobre a existência de água na Lua , investigou a existência de um universo paralelo em que tempo “andaria para trás” e avançou nos planos de estabeler uma base em solo lunar, o que deve ocorrer após a próxima missão ao satélite natural da Terra, que ganhou o nome de Artemis 3 e será colocada em prática em 2024.

Já cientistas italianos fizeram descobertas sobre a existência de uma rede de lagos de água salgada em Marte , exatamente a próxima parada do projeto de expansão espacial da humanidade. A China, inclusive, lançou em julho sua primeira missão ao planeta. A expectativa é que a sonda Tianwen-1 atinja o campo gravitacional do planeta vermelho em fevereiro de 2021.

Ainda no campo das descobertas , a NASA divulgou informações sobre o surgimento de dois novos planetas. Conhecido como WD 1856 b, o corpo celeste tem o tamanho de Júpiter e pode ser, segundo os especialistas, o primeiro a ter conseguido sobreviver à morte de sua estrela. Já o TOI 700 d é um exoplaneta do tamanho da Terra e estaria em uma zona habitável a cerca de 100 anos-luz do Sol.

Leia a matéria completa no Portal IG