Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Baseada em homicídio real, professor desenvolve atividade prática com alunos da UniSecal

2021-12-22 às 08:42

A formação de todos os alunos que passam pela UniSecal conta com dinamismo e preparação para o futuro profissional de maneira prática. Foi pensando nisso que o professor de direito, Marcos Luciano de Araújo, preparou para os estudantes da disciplina de Tribunal do Júri, uma atividade onde foi simulado um júri popular de um caso de homicídio. A atividade, realizada no mês de novembro, permitiu que os acadêmicos experimentassem de maneira realista uma situação comum da profissão que viram a desempenhar.

O caso escolhido refletia um processo real, onde dois suspeitos eram acusados de homicídio duplamente qualificado, na cidade de Jaguariaíva. Os alunos se dividiram para realizar as funções de jurados, promotor de justiça e advogado de defesa. Segundo Marcos, foi uma atividade extremamente produtiva, trazendo amadurecimento profissional e pessoal para os discentes, além de auxiliar na fixação de conteúdo trabalhado em materiais como direito material e processual.

“A atividade permitiu entender o dinamismo do julgamento perante o Tribunal do Júri, e a necessidade de constante aprimoramento nas diversas áreas afetas a atuação como tribunos, incluindo oratória, balística forense, medicina legal, métodos de cognição e aprendizagem e outros. Enfim, um sucesso que deverá se repetir em outros anos” comenta o docente.

O professor comenta que a receptividade dos acadêmicos foi muito boa, sendo que todos demonstraram interesse e grande participação durante a realização da mesma. “A atividade contou com a visita do coordenador do curso, professor Aknaton Toczek, bem como, alguns apontamentos no Tribunal do Júri Simulado do Dr. Angelo Pilatti Jr, decano da advocacia paranaense”, comenta Marcos Araújo.

A UniSecal parabeniza o professor e demais envolvidos com a idealização e desenvolvimento da atividade. Ações como esta permitem que os alunos formados pela instituição tenham um grande preparo para as realidades que irão enfrentar durante a carreira. Desta maneira, atingimos cada vez mais o objetivo de unir as teorias aprendidas em sala de aula com as práticas necessárias para o desempenho das funções no mercado de trabalho.

da comunicação UniSecal