Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Brasil

BNDES lança projeto de apoio aos catadores de materiais recicláveis

há 9 meses

Redação

Publicidade
BNDES lança projeto de apoio aos catadores de materiais recicláveis
Foto: Divulgação/Recicla Latas
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou nesta quinta-feira (13) um projeto para ampliar o acesso de redes de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis ao mercado de créditos de logística reversa (CLR) e impulsionar a geração de emprego e renda no Brasil. Chamada de "Tudo na Circularidade – Investindo nas cooperativas de material reciclável", a seleção pública terá recursos de R$ 20 milhões do Fundo Socioambiental do BNDES, mas o projeto pode chegar a R$ 100 milhões, com novas captações. A diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campelo, afirmou que o banco tem uma longa parceria pelo fortalecimento dos catadores de material reciclável, que teve início em 2007 "Esse lançamento é uma inovação nessa história, é um grande estímulo para que a gente inicie uma nova etapa, somando esforço no Brasil para engajar as cooperativas na nova rota, que são os espaços abertos pela nova lei de resíduos sólidos”, disse. O banco espera superar gargalos na tributação, logística e margem de ganhos das cooperativas. Em média, os catadores ganham menos de um salário-mínimo mensal. Para isso, o Tudo na Circularidade inclui quatro eixos de atuação:
  • aprimoramento da gestão administrativa e produtiva das cooperativas;
  • auxílio na formação de redes;
  • modernização tecnológica e inovação;
  • garantia que as cooperativas tenham ampliação de bens e serviços para aumentar a renda.
“A contribuição do BNDES é apoiar a estruturação dos catadores no novo mercado de reciclagem, mobilizando recursos públicos e privados para que eles não só sejam incluídos no processo, mas se expandam e melhorem de vida”, diz a diretora do BNDES. O parceiro gestor selecionado no edital público coordenará elaboração de editais, seleção de projetos, contratação e acompanhamento dos executores. O processo de seleção do gestor terá quatro etapas: eliminatória, classificatória preliminar, apresentação oral das propostas e classificação final, com previsão de conclusão em até 150 dias. Os critérios de seleção incluem qualificação do gestor e equipe, qualidade da proposta e custos. O edital para a seleção do parceiro gestor está aberto até às 18h do dia 5 de maio de 2025. Podem participar pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos sediadas no Brasil.

da Agência Brasil

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinteCriminosos obtêm dados de forma ilegal e criam sites falsos
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia