O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou uma manifestação em Brasília para pedir anistia aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro de 2023. Segundo informações do Metrópoles, o ato está previsto para ocorrer às 16h da próxima quarta-feira, 7 de maio, e será liderado pelo pastor Silas Malafaia.
“Essa manifestação tem liderança e nenhuma lata de lixo será virada”, afirmou Malafaia ao Metrópoles, em referência a episódios de vandalismo registrados em manifestações anteriores.
O protesto deve destacar o voto do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento de Débora Rodrigues, acusada de pichar com batom a frase “perdeu, mané” na estátua da Justiça. Fux defendeu pena de 1 ano e 6 meses de reclusão, enquanto o relator do caso, Alexandre de Moraes, votou por 14 anos de prisão.
Embora Bolsonaro seja o principal articulador do ato, ele não deve comparecer presencialmente por ainda estar se recuperando de uma cirurgia no intestino. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro estará presente na manifestação, que será transmitida ao vivo pelas redes sociais de Silas Malafaia.
Também devem participar outros líderes evangélicos, como os pastores Robson Rodovalho (Sara Nossa Terra) e Abner Ferreira (Assembleia de Deus de Madureira).