Quarta-feira, 16 de Julho de 2025

Bolsonaro descarta pedir asilo após pedido de condenação da PGR

Ex-presidente nega intenção de deixar o país mesmo após novas acusações em processo de tentativa de golpe
2025-07-15 às 20:21

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta terça-feira (15), durante entrevista ao programa “CNN Arena”, que não cogita pedir asilo no exterior, mesmo após o pedido formal da Procuradoria-Geral da República (PGR) para sua condenação em processo relacionado à tentativa de golpe de Estado.

Segundo Bolsonaro, não teria motivo para ser preso: “Eu vou ser preso por quê? Por ter destruído o relógio em Brasília? Eu estava nos EUA. Isso é um crime impossível. Não vou pedir um asilo se não cometi crime algum. É como o presidente Trump tem dito: ‘Caça às bruxas’. Vou enfrentar o processo. Vamos ver até onde eles vão”, declarou à CNN.

Na segunda-feira (14), a PGR enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) as alegações finais do processo contra o chamado “núcleo 1” do suposto esquema golpista. O parecer, apresentado pelo procurador-geral Paulo Gonet ao ministro Alexandre de Moraes, pede a condenação não só de Bolsonaro, mas também de outros sete acusados: os ex-ministros Alexandre Ramagem, Augusto Heleno, Anderson Torres, Walter Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira; o ex-ajudante de ordens Mauro Cid; e o ex-comandante da Marinha Almir Garnier.