Domingo, 28 de Abril de 2024

Bolsonaro ficou dois dias na embaixada da Hungria após ter passaporte apreendido, diz jornal

2024-03-25 às 14:24
Imagem: Reprodução / Imagens de câmera obtidas pelo The New York Times

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou dois dias na embaixada da Hungria, em Brasília, após ter o passaporte confiscado pela Polícia Federal. A informação foi divulgada pelo jornal norte-americano New York Times.

Segundo o jornal, Bolsonaro teria chegado ao local na noite de 12 de fevereiro, acompanhado de dois seguranças. Imagens de câmeras de segurança da embaixada, divulgadas pelo NYT, mostram o ex-presidente encontrando o embaixador Miklos Tamás Halmai. Ele teria sido aguardado por Bolsonaro por duas horas, segundo a publicação.

No dia 14 de fevereiro, os funcionários foram orientados a não irem trabalhar presencialmente o resto da semana, de acordo com o jornal. Entretanto, ainda no dia 14 de fevereiro, Bolsonaro foi embora. Uma câmera de segurança teria gravado o momento em que o próprio embaixador acena para ele em despedida.

O New York Times ainda afirma que uma fonte, que pediu para não ser identificada, afirmou que a equipe da embaixada tinha o plano de abrigar o ex-presidente, dando indícios de “asilo político”, em caso de que um pedido de prisão fosse feito contra Bolsonaro. Ele não poderia ser preso dentro da embaixada, já que é considerada território estrangeiro em solo nacional.

Leia a matéria completa do UOL