A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) restringiu o acesso aos banheiros masculinos no andar térreo do Departamento de Jornalismo após recorrentes casos de vandalismo e uso indevido. Segundo a chefia do Departamento, foram encontrados preservativos usados e um buraco nas paredes que separam as cabines, refeito diversas vezes após reparos. A partir de agora, somente estudantes de graduação e pós-graduação em Jornalismo podem utilizar os banheiros, mediante retirada de chave na secretaria do curso.
Segundo o NDMais, a decisão visa garantir a segurança sanitária e a limpeza das instalações, já que os atos de vandalismo tornavam a higienização difícil para as funcionárias responsáveis. A chefia do Departamento ressaltou que a ação não tem caráter moral, mas é uma medida necessária para manter o ambiente salubre e preservar o patrimônio da universidade. A medida foi comunicada à direção do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC e não houve reação negativa por parte dos alunos do curso.
Ao Sr. Diretor do CCE
A presente mensagem serve para informar que, nesta data, a Chefia do Departamento de Jornalismo decidiu pela restrição de uso dos banheiros localizados no térreo do prédio, junto ao jardim interno do Departamento. Tal medida se justifica pelas razões a seguir relacionadas:
1. Recentemente as trabalhadoras terceirizadas, responsáveis pela limpeza das instalações do Departamento, têm recolhido preservativos – usados! – e deixados sem qualquer cuidado nos banheiros masculinos do térreo do Departamento, o que constitui risco sanitário em geral e, em especial, às trabalhadoras;
2. O uso contínuo dos banheiros para além dos usuários vinculados ao Departamento – especialmente estudantes de Graduação e Pós-Graduação – impacta na produção de resíduos e uso de insumos que extrapola o dimensionamento para fins de carga de trabalho das trabalhadoras terceirizadas e o fornecimento, por exemplo, de papel e itens de limpeza, pela UFSC;
3. Também ocorreu há algum tempo dano ao patrimônio, com a perfuração de uma parede que divide as duas cabines das “privadas”, ocasionando e insegurança e constrangimento a quem a elas recorre. Por mais que tenhamos bloqueado o “furo”, recorrentemente ele volta a ser aberto.
Assim, desde o dia de hoje, o acesso àquelas instalações é restrito a estudantes do Curso de Graduação em Jornalismo, mediante a liberação das chaves na Secretaria.
Prof. Aureo Moraes
Chefe do Departamento de Jornalismo