Brasil e Arábia Saudita firmam acordos de cooperação em Defesa e Segurança | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024

Brasil e Arábia Saudita firmam acordos de cooperação em Defesa e Segurança

2023-11-29 às 15:36
Foto: Divulgação

Como resultado da missão liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Arábia Saudita, a Empresa Brasileira de Aviação (Embraer) assinou três acordos de cooperação, abrangendo aviação civil, defesa e segurança, e mobilidade aérea urbana.

Esses acordos vão promover parcerias entre a empresa brasileira e entidades governamentais e privadas sauditas, o que poderá abrir novas oportunidades de investimento e fortalecer parcerias com a indústria local, além de impulsionar as exportações do Brasil.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a importância da agenda internacional para o crescimento do Brasil. “Vamos trabalhar de maneira coletiva para impulsionar investimentos em solo brasileiro”, disse reforçando ainda o comprometimento do Governo Federal em promover a geração de empregos e renda para a população.

Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, afirmou que esses acordos representam o primeiro passo para fortalecer a cooperação em Defesa e Segurança entre os dois países, abrangendo as cadeias de produção. O acordo de cooperação é considerado um avanço significativo para a Embraer em um mercado estratégico.

Os acordos firmados englobam:

1. Memorando de Entendimento de Cooperação e Parcerias com o Governo Saudita (Ministério de Investimento da Arábia Saudita e a GACA – Autoridade Aeronáutica Saudita).

2. Memorando de Entendimento com a SAMI – empresa saudita de Defesa.

3. Memorando de Entendimento da EVE, o “carro voador”, com a FlyNas, sobre operações de táxi aéreo naquele país.

Gov.br