{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Brasil

Brasil sobe em ranking de liberdade de imprensa, mas RSF alerta para cenário global “alarmante” com aumento de assassinatos e perseguições a jornalistas

O relatório aponta um quadro global extremamente grave para jornalistas, marcado pelo aumento de assassinatos, prisões e desaparecimentos ao longo do último ano

há 12 horas

Amanda Martins

Publicidade
Brasil sobe em ranking de liberdade de imprensa, mas RSF alerta para cenário global “alarmante” com aumento de assassinatos e perseguições a jornalistas
Foto: Emilija Manevska/Getty Images

O Brasil melhorou sua posição no Índice de Liberdade de Imprensa 2025, divulgado nesta terça-feira (9) pela ONG francesa Repórteres Sem Fronteiras (RSF). Segundo o Metrópoles, apesar do avanço, o relatório aponta um quadro global extremamente grave para jornalistas, marcado pelo aumento de assassinatos, prisões e desaparecimentos ao longo do último ano.

Segundo a RSF, a melhora brasileira é resultado da normalização das relações entre Estado e imprensa após o início do terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, em contraste com o período de hostilidade registrado durante o governo Jair Bolsonaro. Ainda assim, permanecem desafios significativos, como a violência estrutural contra profissionais, a concentração privada dos meios de comunicação e o impacto crescente da desinformação.

A entidade destaca que, na última década, ao menos 30 jornalistas foram assassinados no Brasil, incluindo casos emblemáticos como o de Dom Phillips, morto em 2022 enquanto investigava crimes ambientais na Amazônia.

China lidera repressão; guerra de Gaza amplia número de mortes

No cenário internacional, a RSF classifica a China como a “maior prisão aberta de jornalistas do mundo”, com 121 dos 503 profissionais detidos globalmente. O relatório também revela um aumento expressivo das mortes de jornalistas: 67 foram assassinados desde dezembro de 2024, quase 80% por forças armadas ou por organizações criminosas.

A guerra na Faixa de Gaza aparece como o fator mais determinante na escalada da violência. Israel é responsável por 43% dos assassinatos de jornalistas no último ano, afirma a ONG. Desde o início da ofensiva israelense, em outubro de 2023, cerca de 220 profissionais de mídia foram mortos no território palestino, 29 deles apenas nos últimos 12 meses enquanto trabalhavam.

A RSF acusa o exército israelense de mirar deliberadamente jornalistas, e relata casos como o do correspondente da Al-Jazeera Anas al-Sharif, morto em agosto sob alegações israelenses, sem provas, rebate a entidade, de que seria “terrorista disfarçado de jornalista”.

“Não se trata de balas perdidas. Os jornalistas estão sendo transformados em alvos”, afirmou Anne Bocandé, diretora editorial da RSF.

América Latina e outros focos de risco

Na América Latina, o México segue como o país mais perigoso para a imprensa, com nove jornalistas assassinados em 2025, principalmente por grupos ligados ao crime organizado e autoridades locais. A Ucrânia e o Sudão também registraram mortes em conflitos, segundo o documento. A entidade aponta ainda a existência de 135 jornalistas desaparecidos e 20 mantidos como reféns em países como Síria e Iêmen.

Países mais seguros

Noruega, Estônia e Holanda ocupam as três primeiras posições do ranking, consideradas as nações mais seguras para o exercício do jornalismo.

A RSF conclui o relatório com um apelo para que governos se comprometam com a proteção dos profissionais: “Os jornalistas não morrem; eles são mortos. A impunidade alimenta o ciclo de violência”, afirma Bocandé.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Hugo Motta diz que Eduardo Bolsonaro já tem faltas para cassação do mandatoO parlamentar está há meses fora do país, nos Estados Unidos, o que inviabiliza o exercício da função legislativa
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia