Quinta-feira, 13 de Junho de 2024

Brasil tem quase 10 milhões de testes de COVID-19 parados por falta de insumo

2020-07-30 às 09:48

Mais de cinco meses depois de ter decretado estado de emergência no país devido á COVID-19, o Ministério da Saúde ainda tem guardado 9,85 milhões de testes, segundo afirma o Estadão. Os testes são do tipo RT-PCR, considerados ‘padrão ouro’ no diagnóstico da doença, e estão sem uso devido à falta de insumos usados em laboratórios para processar as amostras.

O Ministério da Saúde afirma que tem dificuldade de encontrar esses insumos no mercado internacional, mas que está regularizando a situação. No entanto, a pasta não especificou se houve um alerta do risco dos testes ficarem parados por falta de insumos ou quantos reagentes foram entregues aos laboratórios.

Dados apresentados na sexta-feira pelo ministério mostram que o Brasil realizou 2,3 milhões de testes do tipo RT-PCR para a COVID-19, sendo 1,4 milhão na rede pública e 943 mil, na privada. No mesmo período, o país fez outros 2,9 milhões de testes rápidos, que localizam anticorpos para a doença, mas não são indicados para diagnóstico.

Informações: Estadão | Foto: Exame