Terça-feira, 29 de Abril de 2025

“Buscando forças para levantar da cama”, afirma Bolsonaro após cirurgia

2025-04-15 às 15:36
Foto: Reprodução/X

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou nesta terça-feira (15) uma atualização sobre seu estado de saúde, após ser submetido a uma cirurgia para tratar uma obstrução intestinal. O procedimento ocorreu no domingo (13), em Brasília, e durou cerca de 12 horas.

A intervenção foi motivada por um quadro de obstrução intestinal, diagnosticado após Bolsonaro relatar mal-estar durante compromissos na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, na sexta-feira (11). Após avaliação inicial, ele foi transferido para Natal, onde exames apontaram a necessidade de tratamento cirúrgico. A situação foi associada a complicações decorrentes da facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018.

Ainda na sexta-feira, o ex-presidente foi levado a Brasília por meio de uma UTI aérea, em uma operação organizada com apoio da família. Segundo informações compartilhadas por ele em suas redes sociais, o pós-operatório tem exigido cuidados intensivos, com restrição de visitas apenas a familiares e à equipe médica.

No comunicado, Bolsonaro afirmou que permanece focado no processo de recuperação e descreveu a cirurgia como uma das mais invasivas a que já foi submetido. Ele também destacou o esforço para retomar gradualmente a mobilidade durante esse período.

“Permaneço concentrado no processo de recuperação, que pelo que entendo foi procedimento mais invasivo que aconteceu, buscando forças para levantar da cama mais uma vez”, afirmou o ex-presidente.

Confira abaixo o texto completo publicado por Bolsonaro:

– Os médicos explicaram que as primeiras 48 horas após a cirurgia são fundamentais para avaliar nossa recuperação. Esse é o período em que os órgãos que foram manipulados durante o procedimento de mais de 12 horas começam a desinflamar, permitindo observar os primeiros sinais de uma real situação.

– Agradeço, com muito carinho, aos amigos que estão respeitando esse momento delicado, compreendendo que, por orientação médica, apenas familiares e profissionais de saúde estão autorizados a acompanhar de perto. Isso é essencial para evitar conversas e estímulos que possam causar dilatação e até mesmo descolamento da parede abdominal — riscos que precisam ser evitados com máxima cautela frente ao enfrentado na sala de cirurgia.

– Permaneço concentrado no processo de recuperação, que pelo que entendo foi procedimento mais invasivo que aconteceu, buscando forças para levantar da cama mais uma vez, após enfrentar a sexta cirurgia decorrente da facada sofrida por um antigo integrante do PSOL, aliado histórico do PT.

– Sou imensamente grato a Deus por aquilo que considero mais um milagre em minha vida. Agradeço também ao povo brasileiro pela fé e pelas orações que tenho recebido, à minha esposa, filhos, família, aos amigos e aos profissionais de saúde que, com carinho e dedicação, têm me amparado nesse caminho. Tenho certeza de que, sem todos esses pilares, eu não teria a chance de me sentir como me sinto agora: com disposição e enorme vontade de voltar a andar e trabalhar, sempre ouvindo de perto o sentimento do povo brasileiro.

– Vamos superar mais esse desafio, um dia de cada vez. Muito obrigado pelo carinho, pela compreensão e pelas orações.

– Um forte abraço a todos!