A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) publicou nesta segunda-feira (19) um pedido de doações via Pix a seus seguidores com o objetivo de custear as multas impostas em processos judiciais nos quais foi condenada. A iniciativa acontece poucos dias após o Supremo Tribunal Federal (STF) sentenciar a parlamentar a dez anos de prisão e ao pagamento de R$ 2 milhões em danos morais, em decorrência de uma invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrida em 2023.
Na postagem, Zambelli afirmou que enfrenta dificuldades financeiras para cumprir a decisão judicial. “Hoje venho aqui com o coração apertado, mas com coragem para enfrentar tudo de cabeça erguida. Fui condenada a pagar multas milionárias, mesmo sem ter cometido crime, por lutar pelas liberdades que acredito”, escreveu a deputada. “Antes mesmo do fim do processo, a Justiça já pode exigir esse pagamento — e eu não tenho como arcar sozinha com isso”, completou.
A campanha, segundo a parlamentar, tem como objetivo mobilizar apoiadores que compartilhem de suas convicções políticas. “Por isso, lanço essa campanha de Pix. Se você acredita na minha luta, se entende que o que está em jogo é muito maior do que uma condenação injusta, me ajude. Essa é uma batalha por todos nós. Que Deus nos abençoe e que a verdade prevaleça”, concluiu.
A condenação no STF decorre de investigação que apurou a participação de Zambelli em suposto esquema de invasão e manipulação de dados do sistema do CNJ. A decisão judicial incluiu também o pagamento de indenização por danos morais coletivos. A defesa da deputada ainda pode recorrer da sentença.
Veja no vídeo abaixo:
Ver essa foto no Instagram