Sexta-feira, 25 de Abril de 2025

Carlos Fávaro anuncia abertura do mercado chinês ao pescado brasileiro

2025-04-23 às 13:26
Foto: MAPA/Divulgação

O governo brasileiro assinou nesta terça-feira (22), em Brasília, um protocolo com autoridades chinesas que estabelece os critérios para a exportação de pescados de origem extrativa ao mercado da China. A cerimônia foi realizada no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e contou com a presença de representantes dos dois países.

O acordo foi celebrado pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, nas redes sociais. “Com essa novidade o Brasil passa a exportar pescados extrativistas para a China, trazendo novas oportunidades para produtores brasileiros, reconhecimento internacional da qualidade sanitária e da rastreabilidade dos nossos produtos e mais geração de emprego e renda no setor pesqueiro”, escreveu em seu Instagram. Ainda de acordo com o ministro, o protocolo abrirá 350 novos mercados para o agronegócio brasileiro.

As tratativas para o acordo começaram em 2016 e envolvem a Câmara Setorial de Pescados do Mapa. O novo protocolo autoriza a venda de pescados brasileiros ao mercado chinês, desde que os produtos atendam aos requisitos sanitários e fitossanitários definidos pela China.

Em 2024, a China movimentou cerca de 17,9 bilhões de dólares em importações de pescados, o que a posiciona como um dos principais mercados consumidores desse segmento no mundo. A inclusão do Brasil entre os países autorizados a exportar para o país asiático amplia as oportunidades para o setor pesqueiro nacional.

A solenidade de assinatura contou com a participação de autoridades do Mapa, incluindo o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, e a vice-ministra da Administração Geral das Alfândegas da China (GACC), Lyu Weihong, além de outros representantes técnicos dos dois governos.

com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária