Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Cerca de 57% dos divórcios no Brasil são motivados por problemas financeiros, aponta IBGE

2020-08-23 às 14:30

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 57% dos divórcios realizados no Brasil na última década, são motivados por problemas financeiros. Em seguida, aparece a rotina e a falta de tempo como principais causas das separações conjugais.

Para Cirlene Felde, psicóloga cognitivo comportamental com especialização em sexualidade que atende em Ponta Grossa, isso acontece porque hoje em dia as mulheres não dependem mais dos maridos. “Hoje em dia os dois trabalham fora e têm salários, a mulher não é dependente do homem para se sustentar, sendo assim diante de conflitos grandes é mais fácil o casamento acabar em divórcio”, explica.

Cirlene já atendeu vários pacientes com a queixa de que um gasta mais do que o outro e não conseguem conciliar os salários. Em alguns casos, o marido chega a ficar com a autoestima abalada porque a esposa tem um salário maior do que o dele.

De acordo com a psicóloga, a solução é uma só: diálogo. “O ideal é começar com o diálogo sobre como vai ser dividido os gastos. E depois, fazer planilhas para que fique visível para ambos onde vai o dinheiro e sempre tentarem entrar em acordo com os gastos extras. Sem cobranças e sim companheirismo em tudo, inclusive no financeiro”, finaliza.

Com informações do Portal Bem Paraná / Foto: Freepik