Sábado, 18 de Maio de 2024

Chuva de meteoros terá pico neste fim de semana; saiba como ver

2022-07-29 às 16:58
Foto: Getty Images

Entre sexta-feira (29) e domingo (31), acontece o pico de duas belas chuvas de meteoros: a Delta Aquáridas do Sul e a Alfa Capricórnidas. As previsões são otimistas: nestas noites tão aguardadas pelos admiradores do espaço, onde há a chance de ver mais de 30 meteoros por hora a olho nu, de qualquer região do Brasil.

Como o nome sugere, a Delta Aquáridas do Sul tem um radiante (ponto de onde os meteoros aparentam surgir, na constelação de Aquário) mais fácil de ser visualizado no hemisfério sul. Ela é muito densa; no auge de sua atividade, podem ser registrados entre 20 e 25 meteoros por hora, que não são tão brilhantes, mas podem encher o céu de ‘riscos’.

Já a Alfa Capricórnidas tem o radiante na constelação de Capricórnio. Seu pico é menos intenso, com cerca de cinco ocorrências por hora, mas ela tem um diferencial: os meteoros costumam aparecer como bolas de fogo muito brilhantes, deixando clarões no céu, em vez dos tradicionais rastros. Além disso, pode haver alguns remanescentes da chuva Piscis Austrinids, que teve seu pico ontem (28).

Dicas para observar

  • Procure um local com pouca iluminação.
  • Tenha paciência. Os olhos demoram cerca de 20 minutos para se acostumar com a baixa luminosidade e a diferenciar o brilho dos diferentes corpos celestes (estrelas, planetas, meteoros). A partir das 22h, olhe para o leste (direção em que o Sol nasce). As constelações de Aquário e de Capricórnio, onde estão localizados os radiantes das chuvas, estarão despontando no horizonte..
  • Um app de astronomia (como o Skywalk, Starchart, Stellarium ou Skyview) pode te ajudar a encontrá-las. Capricórnio estará logo acima de Aquário, com o brilhante planeta Saturno entre elas. Não é preciso fixar seu olhar: os meteoros podem surgir de qualquer ponto em torno desta área..
  • Observe atentamente, mantendo o foco de visão aberto, e espere pelos meteoros. O melhor horário é entre meia-noite e 4h, quando as constelações estarão bem acima de nossas cabeças, no meio do céu. Meteoros podem ser vistos até o amanhecer.
  • Se quiser seguir a tradição, não esqueça de fazer um pedido quando avistar uma ‘estrela cadente’.

Leia a matéria completa do UOL