há 6 horas
Amanda Martins

A Câmara dos Deputados bloqueou, nesta segunda-feira (1º), o salário do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que está foragido nos Estados Unidos desde setembro. A medida cumpre ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo informações do portal Metrópoles. Ramagem foi condenado pelo STF a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado e não retornou ao país.
O salário bruto de um deputado federal é de R$ 46.366,19. Com o bloqueio, Ramagem passa a integrar a lista de parlamentares que tiveram a remuneração suspensa por determinação do ministro Alexandre de Moraes. Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carla Zambelli (PL-SP), que também deixaram o Brasil, já haviam sido alvo da mesma medida.
Além do salário, o deputado continuava utilizando a cota parlamentar, destinada a custear atividades do mandato, como passagens aéreas, combustível, aluguel de escritório, telefonia, serviços postais, hospedagem e divulgação. Desde janeiro de 2024, Ramagem já havia consumido R$ 327.414,17 desse recurso.
O bloqueio salarial reforça o endurecimento das medidas adotadas pelo STF em relação a parlamentares investigados ou condenados por envolvimento em ações antidemocráticas. A expectativa é de que novas decisões administrativas sejam tomadas conforme o avanço do processo de responsabilização.