Sábado, 20 de Julho de 2024

Com calçado acessível, Bibi vence prêmio ABF Destaque Franchising Sustentabilidade

2023-05-09 às 11:02

Anualmente, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) chancela as franquias com o Selo de Excelência em Franchising. A iniciativa também reconhece as redes que se destacaram em projetos com foco em sustentabilidade. Além da 10ª conquista do selo, a Calçados Bibi recebeu o Prêmio ABF Destaque Franchising — Categoria Sustentabilidade pelo projeto Bibi para Todos. O evento foi realizado na última sexta-feira, dia 05 de maio, no Golden Hall do World Trade Center, em São Paulo. Quem recebeu a premiação foi a diretora de Marca e Varejo, Camila Kohlrausch.

Pioneira no segmento de calçados infantis, a Bibi desenvolveu um modelo de tênis que visa oferecer para as crianças que usam órtese um calçado na numeração adequada, respeitando às suas necessidades, trazendo ludicidade, conforto, leveza, segurança e facilidade no calce, contribuindo assim para a locomoção, crescimento, desenvolvimento saudável e independência da criança. Em parceria com a Dra. Eliane Fátima Manfio, doutora em Biomecânica, especialista em tecnologia e conforto do calçado e tecnologia assistiva, diretora e pesquisadora da BIOMEC FPM, a marca gaúcha criou o Bibi para Todos, que pode ser usado por todas as crianças, inclusive as que fazem do dispositivo que serve como suporte para o tornozelo e pé, auxiliando a manter e controlar a posição e os movimentos funcionais dos pequenos com limitações físicas ou alterações motoras de origem neurológica. O produto também auxilia na prevenção do desenvolvimento de problemas musculoesqueléticos secundários e, consequentemente, na diminuição ou retardo de procedimentos cirúrgicos.

“Grande parte das vezes, as crianças que fazem uso de órtese têm dificuldade para encontrar um calçado adequado. Dessa forma, os pais precisam investir em numerações três ou quatro vezes maiores, o que pode comprometer a locomoção e coordenação das crianças em atividades diárias. O Bibi para Todos foi criado para suprir a demanda do mercado, podendo ser utilizado por crianças, sem e com alterações motoras, promovendo assim a inclusão e não a exclusão como, infelizmente, ocorre no caso de calçados ortopédicos para o público infantil”, explica a diretora de Marca e Varejo, Camila Kohlrausch.

Após dois anos de pesquisa, foi possível chegar a um tênis que proporciona leveza ao caminhar, conforto para adequar o pé e a órtese no calçado, a ludicidade por meio de um tênis funcional que a própria criança pode calçar sem dificuldades, na sua própria numeração, além de contar com materiais não-tóxicos. Com foco na inclusão, o calçado permite a comercialização não só para aquelas crianças que precisam órtese, mas também por aquelas que precisam de praticidade para calçar o tênis, já que foi desenvolvido em elastano, melhorando o ajuste no pé e facilitando o calce.

“O projeto faz parte das ações criadas pela empresa para fortalecer o propósito da marca, que é fazer o bem, um passinho por vez. A Calçados Bibi norteia seu caminho para criar um mundo com ideias novas, práticas justas de trabalho, produção sustentável e produtos que respeitassem o desenvolvimento saudável desde a infância, contribuindo com objetivo de proporcionar uma infância feliz e saudável aos pequenos. Acreditamos que fazendo o bem para as crianças, elas irão fazer o bem para o mundo”, revela Kohlrausch.

Com mais de 70 anos de história, a Calçados Bibi completa 15 anos no franchising, atuando com forte presença no Brasil e na América Latina. Atualmente, a rede é composta por mais de 150 lojas, sendo 18 operações fora do Brasil, um e-commerce próprio, e está presente em mais de 3 mil multimarcas no Brasil. Além de presença em mais de 60 países. A marca conta com uma fábrica em Parobé (RS) e outra em Cruz das Almas (BA), que juntas empregam 1,2 mil funcionários.

Sobre a Calçados Bibi

Promover o desenvolvimento natural e saudável para o público de 0 a 9 anos é uma das premissas básicas da Calçados Bibi. A marca é pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos. Conquistou reconhecimento do setor a partir do desenvolvimento dos calçados atóxicos, fisiológicos e da tecnologia da exclusiva palmilha Fisioflex Bibi, que proporciona a sensação de andar descalço. Com o propósito de fazer o bem, um passinho por vez, a Bibi, fundada em 1949 e referência no mercado de calçados infantis, visa o incentivo às práticas sustentáveis, o estímulo ao desenvolvimento saudável das gerações futuras, e o cumprimento das suas responsabilidades sociais para a construção de um mundo melhor. Com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz mais de 2,6 milhões de pares/peças ao ano. Presente em mais de 60 países nos cinco continentes, no Brasil está em 3 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 150 lojas. A empresa é a primeira calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico, Cultural e Social.

da assessoria