Segunda-feira, 15 de Julho de 2024

Copa do Mundo do Futsal Sub-21 começa nesta segunda-feira (15) no Paraná

2023-05-15 às 16:48
Foto: Paraná Esporte

Começa nesta segunda-feira (15), às 20h, mais uma edição da Copa Mundo do Futsal Sub-21 Masculino, com a participação das 15 principais equipes nacionais e internacionais. A competição, que conta com apoio do Governo do Estado e reuniu milhares de pessoas na Arena Albertina Salmon em 2022, terá novamente Paranaguá como sede.

A abertura contará com o ‘Futsal das Estrelas’, protagonizado por Falcão, um dos maiores jogadores de futsal do mundo. “O futsal é uma das modalidades que mais crescem no Brasil e é muito apoiada aqui no Paraná. A vinda do craque Falcão motiva esses jovens para que o Paraná continue à frente com toda essa tradição que tem no futebol de salão”, enfatiza o secretário estadual do Esporte Helio Wirbiski.

As equipes nacionais confirmadas são: Rio Branco Futsal (Paranaguá), JEC/KRONA (Santa Catarina), Magnus Futsal (Sorocaba), Criciúma Futsal (Santa Catarina), classificadas na etapa nacional da Copa Mundo do Futsal, que aconteceu em Maracaju (MS).

As internacionais são: Barcelona (Espanha), campeã mundial da edição 2022 da competição, Palma Futsal (Espanha), Hakoah (Austrália), Alma Futsal (Japão), Pacífico Futsal (Argentina), New York Equador (EUA), Torpedo Futsal (Rússia), Atlas Futsal (Colômbia), Olímpia Futsal (Paraguai), Pinocho (Argentina) e Futsal Club Toronto (Canadá).

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, ressaltou o fato de o município sediar a competição novamente. “Sabemos o quão grandioso é este evento e poder ser sede da competição é muito gratificante para todos nós. Esse ano, além de receber o Mundial Masculino Sub-21, também receberemos o Mundial Feminino da mesma categoria, o que mostra que nosso município está apto para abrigar grandes competições como esta”, destacou.

Ingressos

Nesta segunda, excepcionalmente na abertura, a entrada do público será mediante a entrega de 1 kg de ração para posterior doação a instituições de proteção aos animais. Nas demais datas, para obter o ingresso basta doar 1 quilo de alimento (exceto sal, açúcar e fubá) diretamente na Arena Albertina Salmon. Todos os alimentos arrecadados durante a competição serão destinados para entidades sociais. Confira a programação.

Transmissão ao vivo

Em 2022, mais de 164 milhões de pessoas foram impactadas com a cobertura do evento e, para 2023, a SporTV  transmitirá cinco jogos, ampliando ainda mais a visibilidade da competição, destacando a ‘Cidade Mãe’ do Paraná.

Para o secretário de Esportes de Paranaguá, Helton Ambrósio, a competição atravessa diversas barreiras e vai muito além do esporte. “A Copa Mundo do Futsal é uma competição esportiva de nível internacional que vai muito além do esporte. Ano passado, Paranaguá parou com a realização do evento e, para este ano, nosso objetivo é fazer com que seja ainda melhor. Além de promover jogos entre grandes equipes, teremos a oportunidade de seguir fazendo o bem às famílias necessitadas através da arrecadação e doação de alimentos”, afirmou.

O presidente da Federação Paranaense de Futsal, Anderson Andrade, falou sobre a estrutura do município para sediar a competição, tendo em vista o potencial turístico, comercial e hoteleiro da cidade, além da aderência da população ao evento.

“Em relação às sedes, nós sempre buscamos a estrutura em todos os aspectos, qualidade de hotel, alimentação, ginásio, e aqui em Paranaguá nós encontramos tudo isso, assim como o envolvimento e comprometimento de todos da cidade diretamente ligados ao evento do ano passado, a torcida comparecendo”, comentou.

da AEN