Após o pedido de recuperação judicial feito pela Americanas no dia 19 de janeiro, criminosos estão anunciando promoções falsas nas redes sociais em nome da varejista a fim de aplicar golpes.
Com ofertas falsas de produtos com valores abaixo do preço de mercado, os anúncios, na maioria das vezes, vêm com o logomarca e o nome da loja com a justificativa de liquidação de estoque devido à crise que a Americanas enfrenta.
De acordo com o advogado e presidente do Sindicato do Espírito Santo (SindAadvogados-ES) Luiz Tévio Valim, o êxito na aplicação dos golpes criminosos tem vários fatores. “A vítima é desinformada. Então, os bandidos criam uma alegoria que, no caso específico, é da Americanas, que vive um momento de recuperação. Então, as pessoas que tá falindo e, por estar falindo, eles vão liquidar o estoque, mas isso não é verdade”, disse.
Além disso, o advogado disse que a falta de desfiança deixam as vítimas mais propensar a cair no golpe. “Não checam a informação nos sites oficiais, não procuram, não ligam, não procura informação com quem já fez o negócio e confiam demais naquilo [anúncio] que está ali”, disse.
De acordo com delegado da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) Brenno Andrade, a orientação para identificar ofertas falsas é para desconfiar de links relacionados a grandes redes varejistas que, geralmente, direcionam para páginas iguais a da loja oficial. “Se você quer comprar algum produto procure seu navegador na internet, o nome da loja, digite e vá para a loja oficial. Você clicando em links você não tem a certeza se a loja é oficial ou não por mais que possa parecer”, explicou.