Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Brasil

Datafolha aponta fragmentação na direita e coesão em torno de Lula na esquerda para 2026

Apesar de inelegível e preso pela Polícia Federal, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua sendo o nome mais citado como principal liderança da direita

há 20 horas

Amanda Martins

Publicidade
Datafolha aponta fragmentação na direita e coesão em torno de Lula na esquerda para 2026
Foto: Reprodução

Pesquisa do Datafolha divulgada nesta segunda-feira (8) mostra um cenário eleitoral marcado por forte fragmentação na direita e maior unidade na esquerda em relação às eleições presidenciais de 2026. O levantamento ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios entre os dias 2 e 4 de dezembro.

Segundo o Metrópoles, para o instituto, apesar de inelegível e preso pela Polícia Federal, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua sendo o nome mais citado como principal liderança da direita. Ainda assim, o campo conservador aparece pulverizado, com diversas alternativas e alto índice de indecisos: 36% dos entrevistados afirmam não saber apontar quem lidera a direita no país.

No campo da esquerda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reúne maior coesão, com menos nomes lembrados como possíveis sucessores. Mesmo assim, 30% dos entrevistados disseram não saber quem é a principal liderança da esquerda.

A pesquisa também expõe confusões ideológicas entre os eleitores. Entre os que se declaram petistas, 16% afirmam que Lula é o principal líder da direita, enquanto 46% não souberam apontar um nome dentro desse campo. Lula aparece, inclusive, em segundo lugar entre os líderes da direita na percepção geral, com 9% das citações, à frente de Tarcísio de Freitas (5%), Michelle Bolsonaro (2%) e Flávio Bolsonaro (1%).

No sentido inverso, 5% dos entrevistados apontam Jair Bolsonaro como maior liderança da esquerda. Alexandre de Moraes aparece com 2% e Fernando Haddad, 1%.

Apenas 2% dos entrevistados afirmaram que não há liderança no campo da esquerda. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Brasil sobe em ranking de liberdade de imprensa, mas RSF alerta para cenário global “alarmante” com aumento de assassinatos e perseguições a jornalistasO relatório aponta um quadro global extremamente grave para jornalistas, marcado pelo aumento de assassinatos, prisões e desaparecimentos ao longo do último ano
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia