Sábado, 20 de Julho de 2024

Décio Lima anuncia política de crédito e programa de internacionalização para artesãos

2024-03-26 às 15:36
Foto: Manuel Fer

Mais crédito e divulgação internacional para um universo de 8,5 milhões de brasileiros que são responsáveis por 3% do Produto Interno Bruto (PIB) por meio do trabalho que executam com as mãos. Esses foram os anúncios feitos pelo presidente do Sebrae, Décio Lima, durante evento realizado nesta terça-feira (26), no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro, em homenagem ao Dia do Artesão.

Décio destacou que o Sebrae lançará, em breve, a maior carteira de crédito que o pequeno negócio já teve no país e que parte de aporte será para atender aos artesãos brasileiros. “A política vai possibilitar o acesso a crédito com juros muito mais baixos do que o mercado apresenta e vai oferecer também crédito assistido, no qual o Sebrae vai dar as orientações para que os artesãos possam pegar esse recurso de forma segura para qualificar a sua produção artesanal.” Ele ainda ressaltou que a instituição tem o compromisso de impulsionar essa atividade.

Segundo o presidente, o país vive um momento importante de internacionalização dos pequenos negócios e os artesãos serão beneficiados com programas destinados às exportações.

“Nós estamos em um processo de internacionalização, em que já abrimos 71 novos mercados. O artesanato deve estar nas plataformas de venda nos eventos internacionais, como os realizados junto com a Apex e a Embratur”, Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional

Comemorações Dia do Artesão

Os anúncios foram feitos durante a abertura da exposição “Mostra Solo Criativo: uma homenagem aos artesãos do Brasil”, que exibe cerca de 100 obras do acervo do CRAB. A programação de hoje conta ainda com a abertura oficial da loja de artesanato no CRAB, onde estarão à venda várias peças de artesãos do país e com uma palestra do designer de moda Ronaldo Fraga e de painéis sobre Turismo Criativo, Empresas e Comunidades Artesanais, Artesanato como Economia do Futuro, entre outros temas, o público assistirá a uma roda de samba com o cantor e compositor Moacyr Luz.

Já nos dias 27 e 28 de março, o CRAB vai sediar o Encontro Nacional de Gestores de Artesanato, que vão debater o desenvolvimento criativo dos produtos artesanais e seu impacto nos territórios, cases de sucesso nas unidades do Sebrae nos estados e a comercialização do artesanato brasileiro.

Mostra “Solo Criativo”

A Mostra Solo Criativo vai exibir, além da obra, um pouco da vida de cada artesão. As peças ocuparão três salas do CRAB – na primeira, será apresentado ao visitante como é a produção artesanal nas regiões do país. Na segunda sala, o visitante conhecerá como são as oficinas de artesanato e serão exibidas as técnicas de entalhe em madeira, cerâmica e trançados em fibras vegetais. Por último, o terceiro espaço aproximará o público dos artesãos, de forma sensível e poética.

Sobre o CRAB

O CRAB tem como missão promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil. Desde a sua abertura, o CRAB realizou 32 grandes exposições e mostras; reestruturou seu acervo e sua política de conservação e catalogação de peças; desenvolveu, captou e disseminou conteúdos estratégicos do artesanato; estabeleceu o Programa de Visitas Guiadas e o Programa Educativo; além de ter participado de diversos eventos estratégicos que contribuíram para o seu posicionamento enquanto equipamento cultural que dissemina conhecimento e experiências inventivas.

Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios. Atualmente, abriga uma coleção de 1.700 itens, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileiras. Entre as obras mais significativas estão algumas cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), João das Alagoas (Capela-AL), Maria Sil (Capela-AL) e as esculturas em madeira de Abelardo dos Santos (Ilha do Ferro-AL). No CRAB, o artesanato é valorizado como objeto de arte e de desejo.

Serviço:

Abertura da “Mostra Solo Criativo: uma homenagem aos artesãos do Brasil”
Endereço: Praça Tiradentes 69/71, Centro do Rio de Janeiro
Data: 26 de março de 2024
Hora: 9h30
Ingresso: entrada franca (mediante documento com foto)
Website: https://crab.sebrae.com.br/

da Agência Sebrae