O Ministério do Empreendedorismo e o Sebrae oficializam grupo de trabalho (GT) para fomentar soluções para grandes temas que ainda impedem o desenvolvimento dos pequenos negócios. A reunião do GT aconteceu nesta quinta-feira (1º), na sede do Sebrae Nacional, com a presença do ministro Márcio França e do presidente do Sebrae, Décio Lima. Participaram também o assessor especial do ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Paulo Matheus; o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick; e a diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho.
O ministro Márcio França destacou que é preciso dar algumas respostas rápidas para o segmento dos microempreendedores individuais.
Para que essas soluções avancem, segundo o ministro e o presidente do Sebrae, é preciso que o ministério e o Sebrae estejam juntos. Nesse sentido, Décio Lima destacou a importância do Grupo de Trabalho na construção dessas estratégias. “O tema empreendedorismo é prioritário para o presidente Lula e o vice Geraldo Alckmin, por isso, o ministério é essencial nos debates que vão trazer as soluções para o segmento que representa 95% dos CNPJs do país e 30% do Produto Interno Bruto (PIB), além de serem os maiores geradores de empregos do país: 71% das vagas criadas em 2023 foram nos pequenos negócios”, afirmou.
Os grandes temas que serão debatidos no grupo de trabalho incluem ainda crédito e o Simples Nacional, no âmbito da Reforma Tributária. “Os empreendedores precisam entender o governo como um facilitador, não como um instrumento que vai impedir que os negócios cresçam. Desse modo, nossa missão é facilitar a vida da empresa”, frisou Márcio França. “Discutir uma rampa de crescimento junto ao Congresso também está na nossa agenda de trabalho.”
O grupo de trabalho terá como focos prioritários o endividamento e crédito; MEI e inclusão socioprodutiva, simplificação e melhoria do ambiente de negócios, inovação, competitividade e sustentabilidade, mercados e ampliação das exportações de pequenas empresas e ambiente de negócios local. “O Sebrae e o Ministério vão trabalhar com o propósito primordial de desenvolver e implementar políticas públicas nacional de apoio e desenvolvimento para o segmento prioritário do governo Lula”, destacou Márcio França.
da Agência Sebrae