Neste sábado (05), o Rio de Janeiro será palco do Fórum Empresarial do BRICS, um dos eventos mais relevantes do calendário internacional de cooperação econômica. O encontro reunirá representantes de alto escalão, incluindo autoridades governamentais e organizações internacionais dos países-membros — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul —, além de nações convidadas.
Entre os destaques da programação está a participação do presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, que fará um dos pronunciamentos de abertura do evento, às 9h. Sua presença reforça o papel estratégico da instituição na promoção do desenvolvimento de pequenos negócios e na internacionalização de micro e pequenas empresas brasileiras. O Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, também participará da abertura.
Neste ano, o fórum abordará temas cruciais para o desenvolvimento econômico sustentável, com destaque para estratégias de comércio e segurança alimentar, transição energética, descarbonização, desenvolvimento de habilidades e economia digital, além de financiamento e inclusão financeira.
O encontro é organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), coordenadora do Conselho Empresarial do BRICS (CEBRICS) e da Women’s Business Alliance (WBA), grupos de engajamento do setor privado dos países membros, durante a presidência brasileira do bloco.
Além de Décio Lima, participam da abertura:
-
Ricardo Alban, presidente da CNI
-
Francisco Gomes Neto, chair e CEO da Embraer
-
Mônica Monteiro, presidente da WBA
-
Aloizio Mercadante, presidente do BNDES
-
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro
-
Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do MDIC
Sebrae amplia presença internacional
A participação do Sebrae no Fórum também se estende à diretora de Administração e Finanças, Margarete Coelho, que integra, às 14h30, o painel “Estratégias de Financiamento para a Agenda de Desenvolvimento do BRICS”. Ao lado de representantes de instituições financeiras globais, como o Banco do Brasil, o Novo Banco de Desenvolvimento e o ICBC, Margarete irá discutir caminhos para mobilizar recursos em prol de uma agenda de desenvolvimento inclusiva e sustentável.
Esse envolvimento reforça o compromisso do Sebrae com a inserção das micro e pequenas empresas brasileiras nas cadeias globais de valor, além de estreitar laços com organizações multilaterais e ampliar sua atuação internacional.
A atuação da entidade também está alinhada com os objetivos da WBA Brasil (Women Business Alliance), da qual é parceiro institucional, especialmente na promoção do empreendedorismo feminino no cenário global.
Autoridades confirmadas no evento:
-
Embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30
-
Aguinaldo Barbieri, diretor regional do NDB no Brasil
-
John W.H. Denton, secretário-geral da Câmara de Comércio Internacional
-
Thani Bin Ahmed Al Zeyoudi, ministro de Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos
-
Sultan Ahmed Bin Sulayem, CEO do DP World
-
Lebogang Zulu, presidente do Africa Women’s Bank
-
Zhao Haiying, vice-presidente da China Investment Corporation (CIC)
-
Busi Mabuza, presidente do Conselho da Industrial Development
-
Francisco Lassalvia, vice-presidente do Banco do Brasil
-
Yang He, presidente do ICBC Modern Finance Research Institute
-
Raj Jit Singh Wallia, CEO da DP World Central Asia
-
Janmejaya Sinha, chairman da BCG Índia