Através de suas redes sociais, a deputada federal Ana Paula Lima questionou o corte de recursos para barragens realizado pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello. “Quanto vale a nossa segurança? Lamento profundamente o corte de recursos para barragens realizado pelo Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello. As fortes chuvas têm deixado a população em sofrimento no estado. Não podemos ignorar as consequências”, publicou a parlamentar.
Lima defende que “é urgente o investimento em ações preventivas”. “A restauração das barragens sem manutenção há anos é extremamente necessária; não podemos negligenciar a segurança dos catarinenses. Prevenção é cuidado!”, acrescentou. Ao fim da publicação, a deputada pediu ao governador que respeite Santa Catarina e as pessoas que confiaram no gestor.
Ver essa foto no Instagram
Entenda
Jorginho Mello vetou R$ 58,6 milhões previstos para construção de novas barragens, melhorias nas estruturas e desassoreamento dos rios em Santa Catarina. O governador justificou o corte de pelo menos 15 emendas parlamentares com a informação de que o orçamento da Secretaria da Proteção e da Defesa Civil é 25% maior do que o previsto no ano passado. A prioridade em 2024 seria para as ações de dragagem de rios e investimentos em novas barragens. Para Jorginho, os vetos às emendas parlamentares “não representam qualquer prejuízo às ações planejadas para a Defesa Civil — todas essas medidas já estão devidamente incluídas no orçamento”.
Apenas em outubro e novembro de 2023, enchentes atingiram 209 municípios catarinenses. 195 prefeituras declararam situação de emergência e outras 14 declararam estado de calamidade pública.
com informações da Rádio Mirador