O deputado federal Aliel Machado (PSB), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) participou nesta terça-feira, 31, de um Seminário que debateu as Telecomunicações. O evento foi realizado pela Associação Brasileira das Prestadoras de Serviço de Telecomunicações Competitivas (TelComp) e reuniu várias lideranças do setor no país.
De acordo com a Associação, o objetivo do encontro é apresentar a agenda de trabalho em maio às vésperas da chegada da tecnologia 5G ao país.
O parlamentar ponta-grossense participou do painel “O papel das Competitivas no Brasil, desafios e oportunidades”. Além de Aliel, participaram do debate o representante da Anatel, Emmanoel Campelo; do Ministério das Comunicações, Pedro Lucas da Cruz Pereira Araújo; e da TelComp, Carlos Eduardo Sedeh e Cleber Ajuz.
Para o deputado, o debate sobre as Telecomunicações é de fundamental importância para o desenvolvimento do país. “Quero parabenizar essa iniciativa e dizer que a Comissão de Ciência e Tecnologia irá debater muito esses temas. O país precisa ter planejamento, debater a questão tributária de forma concreta. Quando tributamos da forma que tributamos, colocamos um freio em nós mesmos, no nosso próprio desenvolvimento”, avalia o deputado.
Hoje a Associação reúne mais de 70 operadoras de diferentes perfis, que no mercado situam-se, em termos de porte, abaixo das 4 grandes e acima dos provedores regionais (ISPs). Nos primeiros 20 anos de atuação, a TelComp focou-se em alguns temas regulatórios como Portabilidade Numérica, Regulação por Poder de Mercado, Desregulamentação para Prestadores de Pequeno Porte, Simplificação Regulatória, Direito de Passagem, entre outros.
“Percebemos agora a necessidade de repensar a trajetória para os próximos 20 anos, à luz da nova realidade de mercado e do perfil das Associadas. E uma das iniciativas é a aproximação com o Congresso, vis-à-vis nosso histórico de relacionamento focado no Executivo (Nacional e Municipais), para mostrar a agenda das operadoras competitivas e a importância delas para a sociedade digital (indústria 4.0, agronegócio com uso de IoT, logística, já que são a base da conectividade e o suporte da economia dos dados em todas as atividades”, diz Luiz Henrique Barbosa, presidente da TelComp.
da assessoria