Sábado, 04 de Maio de 2024

Dia do Livro: Biblioteca no Brasil tem exemplar de 800 anos e páginas de couro

2024-04-23 às 16:37
Foto: Divulgação

Em Campinas (SP), a Biblioteca de Obras Raras da Unicamp (Bora) tem a responsabilidade de guardar alguns dos itens mais raros da produção bibliográfica do mundo, compondo um acervo de mais de 100 mil exemplares. As informações são do g1.

Nas salas do prédio, há 27 coleções compostas por livros que vão de um manuscrito do século 13 feito em couro de bezerro a mapas de viagens nunca feitas. Nesta terça-feira (23), Dia Mundial do Livro, conheça algumas das curiosidades do espaço.

Páginas com pele de bezerro

O livro mais antigo da biblioteca é um volume medieval litúrgico, denominado como antifonário por reunir músicas e coros. Produzido no século 13, foi manuscrito em couro de bezerro e com detalhes em metal.

“Todo com temas florais. Achamos curiosa a marca do uso do livro, porque esses livros ficavam no púlpito da igreja para o orador da missa”, conta Isabella Nascimento Pereira, bibliotecária responsável pelo acervo.

As dimensões surpreendem. Apesar de ter 330 páginas, o exemplar tem 15 cm de largura e, devido à grossura das páginas, pesa cerca de 20 kg.

Leia a matéria completa do g1