Terça-feira, 24 de Setembro de 2024

Dora Varella leva 4º lugar inédito para o Brasil no skate park feminino

2024-08-06 às 14:30
Foto: Alexandre Loureiro/COB

As mulheres deram um show no parque urbano da Praça de La Concorde, na final do skate park nos Jogos Olímpicos de Paris. A final da modalidade foi de alto nível, com a decisão das medalhas de ouro, prata e bronze sendo definidas na última rodada, com notas acima dos 90 pontos. A brasileira Dora Varella conquistou uma inédita quarta colocação na final da prova, com nota 89,14.

Na primeira volta, Dora conseguiu a boa nota de 85,06 e fechou a rodada na terceira posição geral. Na segunda volta Dora arriscou mais, e acabou sofrendo uma queda na parte final. A nota foi menor do que a primeira (77,62). Ao fim da segunda roda a brasileira caiu para a quinta posição. A terceira e última tentativa foi a melhor da skatista de São Paulo. Fazendo uma volta de alto nível, ela conquistou a nota 89,14 que foi a melhor dela na competição olímpica. Essa avaliação foi acima da maior nota concedida na fase de classificação – 88,07 para a japonesa Cocona Hiraki.

O pódio do skate park feminino foi ocupado por adolescentes. A medalha de ouro ficou com a australiana Arisa Trew, de 14 anos, que na última volta conquistou a nota 93,18 (a melhor do dia). A prata foi para a japonesa Cocona Hiraki, de 15 anos, com 92,63. E o bronze ficou com a britânica Sky Brown, que aos 16 anos é um dos rostos mais conhecidos da modalidade. A britânica obteve 92,31 como melhor nota. Hiraki e Brown repetiram as posições no pódio conquistadas na Olimpíada de Tóquio (2021).

Dora Varella tem 23 anos e é natural de São Paulo. Ela foi bicampeã brasileira nos STU (2020 e 2021) e ocupa a 9ª posição no ranking mundial. Esta foi a segunda final olímpica da paulista. Nos Jogos da capital japonesa a brasileira terminou na sétima posição.

A previsão é que as competições de skate terminem amanhã (7), com as provas do park masculino. As eliminatórias serão a partir das 7h30 e a final será às 12h30. O Brasil terá três representantes: Augusto Akio, Luigi Cini e Pedro Barros, medalhista de prata nesta prova na Olimpíada de Tóquio (2021).

da Agência Brasil