Domingo, 05 de Maio de 2024

D’P Sobre Rodas, por Fernando Rogala

2023-05-14 às 10:50

Montadora chinesa entra no mercado nacional

Quem é ligado nas propagandas de TV provavelmente já se deparou com um comercial automotivo que chamou a atenção, mostrando muita tecnologia e inovação da parte de uma montadora desconhecida. É a GWM, que, apesar de chegar só agora ao país, é uma empresa fundada em 1984 e considerada a maior montadora privada da China. Ela desembarca no Brasil com a marca Haval. Contudo, chega ao país em um posicionamento mais alto de mercado, para entrar na faixa de preço entre R$ 230 mil e R$ 310 mil. O primeiro modelo a ser vendido é o Haval H6 GT, com uma silhueta mais esportiva (cupê) e que se caracteriza pela forte motorização híbrida: o carro possui um motor 1.5 turbo acoplado a dois propulsores elétricos, que, combinados, geram 393 cavalos e um torque absurdo de 77,7 kgfm, despejados nas quatro rodas. O modelo é plug-in e pode funcionar apenas com os motores elétricos, com autonomia de 170 quilômetros, total que sobe para quase mil quilômetros com o propulsor a combustão e funcionamento. A pré-venda do H6 GT iniciou em março e a entrega dos modelos ocorrerá a partir de abril.

Ford inicia pré-venda da gigante F-150 no Brasil

Quem gosta de grandes picapes, e só via os modelos da RAM como opções de compra no Brasil, passará a ter uma nova alternativa nas concessionárias. Em fevereiro, a Ford iniciou a pré-venda da F-150, com quase seis metros de comprimento, que chegará às ruas a partir de maio. E não é apenas o visual imponente que deve atrair os fãs de caminhonetes, mas também o que há embaixo do capô: o sonoro motorzão V8 de 5.0 litros, o mesmo que equipa o esportivo Mustang, porém com algumas alterações para uso em picape. É o único motor ofertado no modelo no Brasil, que chega em duas versões, a Lariat e a Platinum, sempre com o câmbio automático de dez marchas. A picape é repleta de tecnologias, com qualidade nos equipamentos e conforto para os ocupantes. Além do comprimento, chama a atenção a largura de quase 2,5 metros de espelho a espelho, a sua massa de 2,5 toneladas, a altura de quase dois metros, a capacidade da caçamba de 1.370 litros e o tanque de combustível de 136 litros. Os preços são competitivos em relação aos modelos da RAM, variando entre R$ 470 mil e R$ 490 mil.

VW volta a buscar protagonismo nos “populares”

No final de 2022, a VW lançou o Gol Last Edition, uma edição especial para a despedida do veterano no mercado nacional. Também sem o UP! em sua linha desde 2021, a montadora agora passa a ter outro modelo de “entrada” no seu portfolio, o Polo Track. Lançado em fevereiro, ele se torna um grande concorrente no mercado nacional, com preços a partir de R$ 79 mil, valor equivalente a rivais como Hyundai HB20, Fiat Argo e Onix. Assim como a versão ‘Track’ que já existia no Gol, é uma versão com visual aventureiro, um pouco mais alto e com detalhes em plástico preto, ganhando novos para-choques, novo farol e calotas nas rodas de aço aro 15. Pela plataforma, refinamento e qualidade construtiva, tem tudo para se consolidar como um dos líderes de mercado. Especialmente por já contar com equipamentos como quatro airbags, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade, direção elétrica e ar-condicionado. O motor segue o 1.0 de três cilindros, que rende 84 cavalos, com câmbio manual de cinco velocidades.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #294 Março/Abril de 2023