Em entrevista exclusiva concedida ao comunicador João Barbiero, nesta segunda-feira (24), a ministra da Saúde Nísia Trindade destacou a importância dos municípios aderirem ao ‘Mais Médicos’, para assim unir forças juntamente com o Governo Federal para manutenção dos profissionais na atenção primária à Saúde.
“Para mim é uma grande alegria estar aqui e ver o trabalho se concretizar, seja o programa Mais Médicos aqui em Ponta Grossa e no estado do Paraná, que teve uma adesão muito positiva. É um processo que continua, porque ainda estamos em uma fase de sensibilização para um edital de coparticipação, quando os municípios também aderem à estarem participando do esforço de fixar esses profissionais médicos na atenção básica”, declara a ministra.
O programa ‘Mais Médicos’ contemplou Ponta Grossa com 30 novos profissionais que irão atuar no sistema de Saúde da cidade e terão oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento por meio de incentivo do Governo Federal. Este é o município que recebeu o maior número de profissionais nesta etapa. “Fico muito contente de estar aqui e ver esse trabalho, além do ‘Mais Médicos’, também a destinação de quase R$ 8 milhões para construção do Centro de Reabilitação na HU-UEPG, são ações que nós pretendemos reforçar aqui no Estado”, completa.
A expectativa do Governo Federal é chegar até o fim do ano com 28 mil profissionais do ‘Mais Médicos’ atendendo em todo o país, principalmente nas áreas de extrema pobreza. Com isso, mais de 96 milhões de brasileiros terão a garantia de atendimento médico na atenção primária, porta de entrada do SUS.