Mais de 250 mil moradores de Ponta Grossa vão às urnas neste domingo (2) para escolher os próximos deputados federais e estaduais, senador, governador e presidente da república. Este ano, as seções eleitorais estarão abertas das 8h às 17h.
É necessário que cada eleitor se certifique sobre qual é a sua seção eleitoral. Esta informação pode ser obtida por meio de consulta ao site do TSE ou ao aplicativo e-Título, que deve ser baixado até esta sexta-feira (30).
Documentos
O eleitor deve comparecer à sua seção eleitoral levando um documento oficial com foto e o título eleitoral, se o possuir. É possível votar sem o título de eleitor, mas o Tribunal Superior Eleitoral recomenda levar o documento, impresso ou no e-Título, para facilitar a identificação da seção eleitoral e agilizar o atendimento na hora de votar.
É obrigatório apresentar documento oficial brasileiro com foto que comprove a identidade do eleitor. Serão aceitos os seguintes documentos:
Estes documentos poderão ser aceitos em versão impressa ou digital. Além disso, serão aceitos mesmo que a data de validade tenha expirado, desde que seja possível comprovar a identidade do eleitor.
Votação
Nestas eleições o voto será para cinco candidatos (deputado federal, deputado estadual, governador, senador e presidente), o eleitor poderá levar uma ‘colinha’ com o número dos candidatos. Clique aqui e confira a ordem de votação na urna neste domingo.
O que é permitido no dia da eleição
De acordo com a legislação, o eleitor pode, no dia da eleição, manifestar individual e silenciosamente sua preferência por partido político, coligação ou candidato, demonstrada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.
No entanto, a lei proíbe ao eleitor, no dia do pleito, arregimentar outros eleitores ou realizar propaganda de boca de urna, bem como utilizar alto-falante e amplificador de som, promover comício ou carreata e divulgar qualquer espécie de propaganda de partido político ou candidato.
A legislação impede também, no dia do pleito, até o final do horário de votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado e bandeiras, broches, dísticos e adesivos, de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem uso de veículos.
Na cabina de votação, é proibido portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos com o mesário enquanto o eleitor vota.
Para votar, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá contar com o auxílio de pessoa de sua confiança, ainda que não tenha feito o pedido antecipadamente ao juiz eleitoral.
Divulgação dos resultados começará às 17h
Com a unificação do horário de votação, a apuração dos resultados para todos os cargos deve iniciar a partir das 17h da hora oficial de Brasília. Importante lembrar que a votação termina às 17h, mas eleitores que ainda estiverem na fila para votar após esse horário poderão exercer o direito ao voto.
Nas eleições anteriores, a Justiça Eleitoral começava a divulgar a apuração somente após o término do horário de votação no Acre, cujo fuso horário está duas horas atrás do fuso de Brasília. O objetivo era evitar que a difusão dos dados pudesse influenciar pessoas que votavam em localidades com seções eleitorais ainda em funcionamento.
Com informações: TSE