Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024

Em 2021, outra creche em Santa Catarina foi alvo de ataque; ação vitimou três crianças e duas professoras

2023-04-05 às 11:38
Foto: Divulgação/Twitter

Uma tragédia semelhante a que assola o país nesta quinta-feira (5/4), após um massacre em uma creche em Blumenau (SC), ocorreu em Saudades, também município catarinense, em 2021. Na época, um jovem de 18 anos entrou na instituição e, com uma espada, assassinou três bebês e duas professoras.

Com pouco mais de 10 mil habitantes, Saudades (SC) havia registrado apenas um homicídio nos cinco anos que precederam o atentado. O estado tranquilo pelo qual a cidade era conhecida foi subvertido em 11 minutos, tempo que durou a chacina. Fabiano Kipper Mai, jovem de 18 anos sem histórico criminal, foi de bicicleta à creche Pró-Infância Aquarela, munido de uma espada, e iniciou o ataque.

Uma professora de 30 anos foi a primeira a receber os golpes desferidos com uma katana, tipo de espada japonesa. Ferida, a docente correu para a sala de aula para alertar outros funcionários. No local, Fábio atacou as crianças e os professores até a morte. Três bebês com menos de 2 anos de idade morreram. Keli Adriane Aniecevski, 30, professora, e Mirla Amanda Renner Costa, 20, agente educacional, também foram vítimas.

O assassino desferiu golpes de espada em si na tentativa de cometer suicídio. Ele foi encontrado vivo pelas autoridades e levado ao hospital. Fábio foi levado a uma instituição psiquiátrica, onde aguarda, em abril de 2023, dois anos após o atentado, o agendamento de julgamento por júri popular. Ele é réu por cinco homicídios triplamente qualificados, além de 14 tentativas de homicídios.

leia a matéria completa no Metrópoles