Domingo, 19 de Maio de 2024

Mais de 95% dos lares paranaenses têm algum tipo de dívida, aponta levantamento CNC e Fecomércio

2022-09-11 às 08:16

O endividamento das famílias bateu um novo recorde no Paraná. É o que mostra a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) referente ao mês de agosto. Segundo o levantamento, 95,8% dos lares do estado têm algum tipo de débito.

A pesquisa é feita pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e pela Fecomércio Paraná (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

O levantamento aponta que o endividamento se agrava nas famílias de menor renda, entre as quais 96,4% estão endividadas, o maior percentual da série histórica da pesquisa.

Por outro lado, nas famílias de maior renda, que possuem maior capacidade de pagamento, o endividamento caiu em agosto, baixando de 95,2% em julho para 92,7%.

Na média nacional, a parcela de endividados também aumentou, passando de 78% em julho para 79% em agosto, o maior índice já registrado pela pesquisa.

O principal motivo das dívidas dos paranaenses é o cartão de crédito, com 83,7%, seguido pelo financiamento de veículo (8,9%), financiamento de casa (5,2%) e crédito consignado (2,3%).

Leia a notícia completa do Paraná Portal