Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025

Estudo mostra que 86,5% dos itajaienses acreditam que Porto forte pode gerar mais empregos e ter impacto positivo

2025-07-31 às 13:32

O IRG Pesquisas realizou um levantamento com moradores de Itajaí que mostra que 86,5% dos entrevistados acreditam que a força do Porto de Itajaí pode gerar mais empregos para a região. Já 11,7% discordam, e 1,8% não sabem ou não responderam.

Durante o estudo, os itajaienses foram apresentados à seguinte pergunta: “O(a) senhor(a) concorda ou discorda que um Porto de Itajaí pujante e forte pode gerar mais empregos para sua família?”

Os resultados positivos se refletem entre mulheres (89%) e homens (83,7%). Além disso, em todas as faixas etárias, a taxa de resposta “concordo” foi superior a 76,9%. Veja abaixo:

Os entrevistados também foram questionados se a federalização pode trazer mais investimentos e empregos para a região. Para 63,9%, a resposta foi sim; 31,2% responderam não, enquanto 4,9% não souberam ou não responderam. Assim como na questão anterior, mais da metade das mulheres e homens entrevistados acreditam que a gestão federal terá impacto positivo na economia local — 72,6% e 54,1%, respectivamente.

Vale lembrar que, após a federalização – obtida devido aos esforços de Décio Lima e do presidente Lula -, o porto garantiu estabilidade para diversos servidores e anunciou um concurso público para a contratação de mão de obra — foram 29 anos sem novas admissões, conforme a administração do empreendimento. Além disso, a gestão contratou e prorrogou os serviços de manutenção do calado, essenciais para o Complexo Portuário de Itajaí.

Realizada entre os dias 16 e 23 de junho pelo IRG Pesquisas, a sondagem ouviu mais de 500 moradores de Itajaí (SC), todos com 16 anos ou mais. A cidade foi dividida em 11 regiões para garantir uma amostra representativa. A margem de erro é de 5%, e o grau de confiança, de 95%.