há 8 horas
Amanda Martins

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) cobrou, nesta terça-feira (9), do deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP) a liberação do projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro. Ele defende que o texto seja pautado rapidamente na Câmara dos Deputados e criticou o relator por limitar o debate à dosimetria das penas.
Flávio, que também é pré-candidato à Presidência, visitou o pai, ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Segundo o senador, o tema da anistia causa angústia ao ex-presidente, que acredita nos compromissos assumidos anteriormente por Hugo Motta e Davi Alcolumbre, presidentes da Câmara e do Senado.
“Falei de novo com ele sobre anistia, é algo que deixa ele bastante angustiado. Isso tem que ser pautado este ano ainda”, disse Flávio, acrescentando que deseja uma anistia “ampla, geral e irrestrita”. Ele afirmou ainda que pretende articular mudanças no texto do relator para alcançar seu objetivo.
O deputado Paulinho da Força, relator do PL da Dosimetria, afirmou que a anistia para Bolsonaro está fora de questão, e que seu projeto apenas prevê redução de penas. Flávio criticou a postura de Paulinho, alegando que o deputado está “interditando o debate” e condicionando a pauta à aprovação do projeto de dosimetria.
Ao Metrópoles, o senador disse não se preocupar com possíveis decisões do Supremo Tribunal Federal sobre a anistia, defendendo que a competência para tratar do assunto é do Congresso Nacional. “Não tem absolutamente nada de inconstitucional”, afirmou, reforçando que o tema deve ser decidido pelo Legislativo.