há 17 horas
Amanda Martins

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu nesta terça-feira (11), em Brasília, representantes do movimento Agroligadas, criado em Mato Grosso por mulheres do agronegócio. O encontro teve como objetivo apresentar o trabalho do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e ampliar o diálogo direto entre as participantes, o ministro e secretários da Pasta.
Fávaro ressaltou a importância da participação feminina no setor e defendeu a escuta ativa como base das decisões estratégicas. “Quero ouvir vocês, mulheres do agro. Quero prestar contas, mostrar o que estamos construindo no Mapa e fortalecer essa rede de lideranças femininas que contribui com ideias e soluções para a agropecuária brasileira”, afirmou.
O ministro também destacou avanços internacionais. Segundo ele, a ampliação da atuação diplomática do setor elevou o número de adidos agrícolas de 29 para 40, distribuídos ao redor do mundo. Desde 2023, o esforço resultou na abertura de 488 novos mercados, com a meta de atingir 500 até dezembro. Fávaro aproveitou o encontro para convidar as participantes para a inauguração do novo escritório da ApexBrasil em Cuiabá, no dia 24 de novembro.
A presidente do movimento, Geni Schenkel, destacou que a visita reforça o papel do Agroligadas como ponte entre mulheres do campo e o poder público. “Criamos o Agroligadas para mostrar nossa realidade, desenvolver projetos e fortalecer o protagonismo feminino no agro e na agricultura familiar”, afirmou.
Durante o encontro, secretarias do Mapa apresentaram ações estratégicas da Pasta. A Assessoria Especial de Comunicação Social destacou o fortalecimento da equipe e a ampliação da comunicação institucional. A Secretaria de Comércio e Relações Internacionais apresentou resultados na abertura de mercados e ferramentas como o Agrostat. A Secretaria de Defesa Agropecuária explicou avanços tecnológicos, como o e-Phyto e melhorias no Sisbi-POA e no SIF.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural mostrou a plataforma Agro Brasil + Sustentável, que já ultrapassou mil adesões e amplia o acesso a mercados e crédito verde. A Secretaria de Política Agrícola apresentou instrumentos como o ZARC e o PGPAF, além do Plano Safra. A Secretaria-Executiva destacou os investimentos entre R$ 150 milhões e R$ 200 milhões na modernização do Inmet, que inclui novos radares, supercomputadores e expansão da rede meteorológica nacional.
O encontro consolidou a aproximação do movimento com o Mapa e reforçou o compromisso do governo com inovação, sustentabilidade e inclusão feminina no agronegócio.