O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira a demissão de Marcelo Álvaro Antônio do cargo de ministro do Turismo e a nomeação de Gilson Machado.
Na noite de quarta-feira (9), ao conversar com apoiadores na entrada do Palácio da Alvorada, Bolsonaro comentou apenas a nomeação de Machado, até então presidente da Embratur, dizendo que “agora Gilson é ministro”. “Ele (Gilson) é um cara muito competente nessa área aí. O outro estava fazendo um bom trabalho também, mas teve problema aí”, disse.
Em sua conta no Twitter, na manhã desta quinta-feira (10), Antônio confirmou a saída do governo e agradeceu ao presidente chamando-o de ‘amigo e irmão’. “Encerro hoje a minha passagem pelo Ministério do Turismo e a única coisa que posso dizer é MUITO OBRIGADO. Agradecer primeiramente a Deus; ao meu amigo e irmão, presidente Jair Bolsonaro”, escreveu Antônio.
NOVO MINISTRO
Gilson Machado, que ficou mais conhecido por tocar sanfona em eventos e lives do presidente, é empresário, dono de uma pousada em Alagoas. Ficou amigo do presidente ainda na pré-campanha eleitoral e veio para Brasília no início do governo durante a transição.
Primeiro, foi secretário de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente e, em maio do ano passado, nomeado para a Embratur. Nos últimos tempos, se aproximou ainda mais de Bolsonaro, acompanhando-o em viagens e frequentando o Palácio da Alvorada.