A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, destacou nas redes sociais os avanços concretos na saúde e na qualidade de vida do povo Yanomami, resultado direto das ações do governo do presidente Lula.
Neste domingo (4), uma reportagem exibida no Fantástico, da TV Globo, mostrou como a realidade das comunidades indígenas começou a mudar. Famílias que antes enfrentavam a fome extrema e viam suas crianças morrerem por desnutrição agora vivem com mais dignidade: há comida suficiente e os atendimentos de saúde estão sendo retomados com seriedade.
Reportagem emocionante de Sônia Bridi no Fantástico mostrou a transformação da realidade e o resgate da vida na Terra Indígena Ianomâmi, com a ação do governo do presidente Lula. Ainda há muito a ser feito para devolver àqueles irmãos e irmãs o que lhes foi tirado pelo descaso do…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) May 5, 2025
Indicadores
Segundo dados do Ministério da Saúde, vários indicadores apontam para uma melhora significativa da qualidade de vida do Povo Yanomami. Houve redução de 73% na letalidade de mortes por síndromes respiratórias, de 47% de óbitos por infecções respiratórias agudas, diminuição de 42% nos casos de malária, além de queda de 21% nas mortes por desnutrição infantil. Tudo isso também foi possível graças ao aumento de 158% do efetivo de profissionais da saúde atuando na região, que chegou a 1.781 pessoas.
Das assessorias.