Sábado, 13 de Julho de 2024

Gleisi Hoffmann pede inclusão de médicos veterinários em núcleos de saúde indígenas

2023-04-20 às 10:39

A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) encaminhou ofício à ministra da Saúde, Nísia Lima, solicitando a inclusão de médicos veterinários no Núcleo de Apoio à Saúde Indígena (NASI).

Gleisi justificou o pedido diante das recentes notícias da tragédia crônica em aldeais Yanomami e seu animais de companhia. “Com isso, a necessidade de assistência profissional para a saúde ficou ainda mais evidente, ou seja, promoção integrada de saúde humana (indígena), animal (particularmente cães) e ambiental (manejo de vetores e outras doenças”, explicou.

Além disso, argumentou a deputada, os médicos veterinários já estão incluídos no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que atende a população em diversas especialidades, como assistência social, nutrição, psicologia, pediatria, ginecologia, fisioterapia, fonoaudiologia, educadores físicos, além de práticas complementares, como fitoterapia e acupuntura.

“A inclusão de um médico veterinário nas comunidades indígenas é essencial para colocar em prática o conceito de que, para as doenças, não há separação entre o homem, os animais e o meio ambiente”, destacou Gleisi.

Em 2011, quando estava no Senado Federal, Gleisi foi uma das defensoras da inclusão dos veterinários no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). “Agora precisamos avançar, levando esses profissionais para aldeias, seguindo o conceito mundial de que o custo e o impacto social das doenças nos seres humanos só podem ser minimizados com a prevenção e a promoção da saúde”, disse.

da assessoria