{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Brasil

Governo Federal anuncia pagamento de dívida milionária da dragagem do canal portuário de Itajaí

Anúncio da Secretaria Nacional dos Portos e do superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos Gama também prevê prorrogação do contrato até concessão definitiva

há 8 meses

Redação

Publicidade
Governo Federal anuncia pagamento de dívida milionária da dragagem do canal portuário de Itajaí
O governo federal confirmou o pagamento de uma dívida de R$ 48 milhões referente à dragagem do canal portuário de Itajaí, em Santa Catarina. O anúncio foi feito pela Secretaria Nacional dos Portos e pelo superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos Gama. Além disso, foi anunciada a prorrogação do contrato emergencial da dragagem até a concessão definitiva do serviço. A dívida, herdada da antiga gestão municipal do porto, havia se tornado um obstáculo para a continuidade das operações. Em nota, João Paulo destacou que a medida representa um marco importante para o complexo portuário. “Com muita alegria e satisfação, foi confirmado o que já vínhamos anunciando: o governo federal pagou a conta deixada pelo município de Itajaí e por gestões anteriores. O valor refere-se ao serviço de dragagem do nosso porto”, afirmou. O superintendente também ressaltou que a quitação da dívida e a prorrogação do contrato garantem a manutenção do calado operacional, essencial para as operações portuárias. “É o governo federal resolvendo o problema do Porto e atendendo a nossa gente”, completou.

Recuperação administrativa e novos contratos

A dragagem é um serviço essencial para manter a profundidade necessária ao tráfego marítimo no canal portuário. Após meses de interrupção devido à falta de pagamento, as operações foram retomadas em fevereiro deste ano por meio de um acordo tarifário com a empresa Portonave. O Ministério dos Portos e Aeroportos informou que o edital para uma nova concessão está em fase final de ajustes e será encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU) até maio deste ano. O leilão está previsto para dezembro de 2025, com um contrato estimado em 25 anos que incluirá obras de aprofundamento e ampliação da bacia de evolução do canal portuário. Já o arrendamento definitivo do Porto de Itajaí deve ocorrer em março de 2026, com validade por 35 anos. Caso necessário, o contrato provisório poderá ser estendido por até dois anos para garantir a transição entre operadores. O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que as medidas representam o “renascimento” do porto após sua federalização no início deste ano. Segundo ele, as ações reforçam o papel estratégico do Porto de Itajaí na economia local e nacional.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Mega-Sena sorteia nesta quinta prêmio acumulado em R$ 7,5 milhões
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia