O secretário do Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, disse que o tarifaço de Donald Trump entrará em vigor no dia 1º de agosto, sem prorrogações. Diversos países, incluindo o Brasil, estão na lista de países afetados pela medida.
Segundo a CNN, Lutnick afirmou que a data já está definida. “Nada de prorrogações, nem mais períodos de carência. 1º de agosto. As tarifas estão definidas. Elas entrarão em vigor, a alfândega começará a cobrar, e lá vamos nós”.
No entanto, o secretário deixou claro que ainda haverá possibilidade de negociações após a data. “Obviamente, depois de 1º de agosto, as pessoas ainda podem conversar com o presidente Trump. Quero dizer, ele está sempre disposto a ouvir. E entre agora e a data, o presidente vai conversar com muita gente. Se conseguirão agradá-lo, é outra história, mas o presidente está definitivamente disposto a negociar e a conversar com as grandes economias, com certeza”, concluiu.
Tarifaço: O governo norte-americano pretende taxar produtos brasileiros em 50%, maior tarifa imposta pela gestão de Trump em todos os países já afetados até o momento. O presidente Lula diz que o governo do Brasil está tentando negociar com os republicanos e promete dar uma resposta a medida.