O Governo do Estado do Paraná envia, neste domingo (8), um helicóptero e oficiais do Corpo de Bombeiros para auxiliar nas operações de emergência em Santa Catarina. A aeronave irá para a cidade de Rio do Sul, a fim de auxiliar na entrega de mantimentos e socorro às famílias ilhadas na região. O helicóptero parte do hangar 34 do Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, às 13h.
A previsão do tempo atualizada pelo Defesa Civil do Estado de Santa Catarina confirma instabilidade no tempo em todo o domingo (8), com ocorrência de temporais, acompanhados de chuva intensa e volumosa, que oferece risco muito alto de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.
Os acumulados devem variar entre 30 e 50 mm entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul. Os maiores acumulados devem ficar concentrados entre o Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte do estado, onde os volume variam entre 50 e 70 mm, podendo ser ultrapassados pontualmente. À tarde não se descartam temporais no norte catarinense, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná. A partir do final do dia, as chuvas perdem força gradualmente e devem retornar na próxima semana.
Risco ALTO nas áreas em laranja e MODERADO nas áreas em amarelo – Imagem: Agência Catarinense de Notícias (ACN)
No estado de Santa Catarina, há ocorrências em 93 cidades e em 46 municípios foi decretada situação de emergência.
Informações: AEN e Agência Catarinense de Notícias (ACN)