Sábado, 20 de Abril de 2024

Homem de Irati é investigado pelo STF por se passar por Rodrigo Maia

2020-12-04 às 17:32

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski determinou a abertura de inquérito para apurar a atuação de um perfil em uma rede social que usou o nome do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e postou mensagens tentando se passar pelo parlamentar. A investigação foi aberta a pedido da Procuradoria-Geral da República, baseado em uma representação do próprio presidente da Câmara.

O fato ocorreu em agosto do ano passado quando, após a aprovação do projeto de lei sobre abuso de autoridade na Câmara. Na época, um usuário do Twitter alterou o nome de sua conta para “@RadrigoMaia”, incluiu uma foto do parlamentar e passou a publicar mensagens tentando se passar pelo parlamentar.

Após investigar o caso, a Polícia Federal concluiu que houve crime de falsa identidade, previsto no Código de Processo Penal, cometido por um homem que mora em Irati, no Paraná. Como se trata de uma pessoa sem foro privilegiado, o ministro Lewandowski entendeu que o caso deveria ser analisado pela primeira instância da Justiça estadual do Paraná.