Sexta-feira, 09 de Maio de 2025

Homem que bebia refrigerante diariamente tem 35 pedras retiradas da bexiga

2025-05-09 às 08:33
Foto: Reprodução

Um vídeo publicado pelo urologista Thales Franco de Andrade, de Minas Gerais, reacendeu o debate sobre os possíveis efeitos do consumo excessivo de refrigerantes para a saúde urinária. A publicação, que de acordo com O Globo ultrapassou 8 milhões de visualizações nas redes sociais, mostra 35 cálculos removidos da bexiga de um paciente que, segundo o médico, tinha o hábito de ingerir de 2 a 3 litros da bebida diariamente.

No conteúdo divulgado, o especialista destaca que o consumo frequente de refrigerantes, especialmente os ricos em ácido fosfórico e açúcares, pode favorecer a formação de cálculos de oxalato e fosfato de cálcio nos rins e na bexiga. Ele também alerta para a importância da hidratação regular como forma de prevenção.

Os cálculos urinários, popularmente conhecidos como pedras nos rins ou na bexiga, são formados a partir da cristalização de sais presentes na urina. Quando esses cristais se movimentam pelo trato urinário, podem provocar dor intensa, especialmente se obstruírem a passagem da urina. Nessa situação, o acúmulo de líquido pode favorecer a proliferação de bactérias, resultando em infecções urinárias.

Em alguns casos, os cálculos podem permanecer sem causar sintomas enquanto estão localizados nos rins. No entanto, ao se deslocarem, podem gerar sinais como dor lombar irradiada até a virilha, náuseas, vômitos, febre, infecção urinária de repetição e presença de sangue na urina.

Apesar do caso apresentado pelo médico se referir a um paciente com alto consumo de refrigerantes, especialistas recomendam atenção ao equilíbrio alimentar e à ingestão adequada de líquidos como medidas preventivas contra doenças do trato urinário.

Veja na publicação abaixo: