Idosa declarada morta é encontrada viva por funcionário de crematório, em Santa Catarina | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Domingo, 25 de Fevereiro de 2024

Idosa declarada morta é encontrada viva por funcionário de crematório, em Santa Catarina

2023-11-29 às 15:07
Foto: Paulo Goeth, SES, Divulgação

Uma idosa, de 90 anos, dada como morta pelo Hospital Regional de São José, na região de Florianópolis, em Santa Catarina, foi encontrada viva, dentro de um saco preto, no sábado (25), pelo funcionário do crematório.

Segundo informações do NSC Total, a idosa foi encontrada desacordada em sua residência, no sábado (24) e foi encaminhada para reanimação, sem acompanhante. Um médico, por volta das 22h, relatou ao filho da idosa que o quadro era grave e que ela não teria muitas horas de vida. Por volta das 23:40h do sábado a idosa foi declarada morta e a causa indicando uma infecção urinária.

Após assinarem a papelada, o funcionário do crematório foi recolher o corpo durante a madrugada quando percebeu que o corpo ainda estava quente, e pelo horário da morte declarada, já deveria ter esfriado. Ao pegar o saco, a mão da idosa caiu; o que não poderia ter acontecido, pois o corpo deveria estar rígido. Ele abriu o saco e viu que a idosa respirava de forma fraca, e por estar inconsciente, não conseguiu pedir ajuda.

O funcionário comunicou os familiares e a idosa foi encaminhada novamente para um quarto do hospital, onde permaneceu até a segunda-feira (27), quando faleceu. No atestado de óbito consta choque séptico como a causa da morte.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que uma sindicância foi aberta para apurar a situação.

Veja a matéria completa do NSC Total