O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas para ondas de calor e chuvas intensas em diversas regiões do Brasil. No Rio Grande do Sul, uma nova onda de calor deve atingir o estado, com temperaturas que podem ultrapassar os 40°C, especialmente no centro-oeste gaúcho. A onda de calor também deve se estender para Santa Catarina, afetando as faixas leste e norte de ambos os estados, conforme divulgou o Portal Metrópoles.
De acordo com o INMET, um aviso amarelo foi emitido para o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, indicando “perigo potencial” devido à onda de calor. Este alerta estará em vigor de segunda-feira (24) até quarta-feira (26). Este é o terceiro episódio de onda de calor no Brasil desde o início de 2025. A primeira ocorreu entre 17 e 23 de janeiro e a segunda de 2 a 12 de fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul.
Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos, afetando uma área extensa.
Alerta para tempestades e chuvas intensas
Além dos alertas para ondas de calor, o INMET também emitiu alertas para tempestades e chuvas intensas em diversas regiões. Ao todo, 19 estados devem registrar condições meteorológicas adversas, com destaque para o Paraná, que está entre os estados com alerta de “perigo potencial” para chuvas intensas.
Áreas afetadas pelas chuvas
Alerta de perigo (laranja): Acre, Amapá, Amazonas, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo.
Alerta de perigo potencial (amarelo): Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins.