Conforme dados apresentados pelo IRG Pesquisas, 45,6% dos moradores de Itajaí são a favor da federalização do porto do município. 44,7% são contra, e 9,7% não sabem ou não responderam. Outro dado que chama a atenção no levantamento é que 52,9% das mulheres consideram positivo o fato de o governo Lula comandar agora o porto.
Os dados podem ser conferidos abaixo:
Entre os dados revelados pela pesquisa está como os moradores enxergam a federalização do empreendimento: 11,3% consideram ótimo, 31,9% acham bom e 12,9% avaliam como regular — do total, quase 50% dos entrevistados têm uma visão positiva da nova gestão.
O Porto de Itajaí foi federalizado em janeiro de 2025. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, essa foi a melhor solução para a retomada das operações e atração de novos investimentos no terminal portuário. O porto é o segundo maior do país, atrás apenas de Santos (SP).
O empreendimento teve as atividades paralisadas em 2022, quando a intenção do governo Bolsonaro era a privatização do local. Já no governo do presidente Lula, o porto teve o contrato provisório assinado, possibilitando, assim, a retomada das atividades e a regularização das atividades, bem como o retorno do interesse econômico pelo porto catarinense.
Segundo o IRG Pesquisas, o estudo, contratado pelo Grupo D’Ponta Mídias e Consultoria, foi conduzido em Itajaí (SC) entre 16 e 23 de junho, abrangendo 11 regiões do município. Foram entrevistadas mais de 500 pessoas maiores de 16 anos. A margem de erro é de 5%, com grau de confiança de 95%.