Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024

Itaipu recebe proposta para construir nova ponte entre o PR e MS

2021-06-22 às 10:28

O pedido foi apresentado por dirigentes da Socipar à diretoria da empresa e a conselheira Cida Borghetti na segunda-feira (21), em Foz do Iguaçu.

A Itaipu recebeu nesta segunda-feira (21), em Foz do Iguaçu, o pedido de apoio ao projeto de uma nova ponte sobre o Rio Paraná, ligando o Paraná ao Mato Grosso do Sul. A proposta foi apresentada por dirigentes da Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar) à diretoria da empresa e a conselheira Cida Borghetti.

O projeto consiste na construção de uma nova ligação rodoviária entre os municípios de São Pedro do Paraná (PR) e Porto São João (MS), encurtando em aproximadamente 130 km o escoamento da safra de grãos de Mato Grosso do Sul, facilitando o acesso ao Porto de Paranaguá.

Além disso, a obra também beneficiaria o desenvolvimento turístico da região, haja vista a atração de projetos desse setor para a localidade de Porto Rico (adjacente a São Pedro do Paraná).

De acordo com o presidente da Socipar, Demerval Silvestre, a nova ponte faz parte de um projeto ainda mais amplo que inclui também a duplicação da BR-376 e que, por sua relevância para o setor agropecuário, está sendo chamada de Rodovia do Agronegócio Brasileiro.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira, disse que vai submeter o pedido a estudos. “A Itaipu é uma empresa comprometida com o desenvolvimento do Paraná. Hoje temos vários projetos de infraestrutura e logística em desenvolvimento e a conclusão dessas iniciativas têm prioridade. Por isso, vamos avaliar a melhor forma de contribuir, já que esse pedido também precisa integrar o governo federal e outros parceiros”, afirmou.

Também participaram da reunião o presidente da Faep, Ivo Pierin; o presidente da Comafen, prefeito Fran Boni; o presidente da Amunpar, Júlio Cesar Leite; o vice-presidente da Fetranspar, Afonso A. Shiozaki; e o diretor da Setcamar, Zanoni Luiz Favero. Da parte da Itaipu, estiveram presentes os diretores de Coordenação, general Luiz Felipe Carbonell, e Financeiro Executivo, almirante Anatalicio Risden, além de assessores e gestores da empresa.

 

da assessoria