Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Justiça Federal de PG reconhece direito ao Auxílio Emergencial para mais de 500 pessoas

2020-12-22 às 17:06

A Justiça Federal de Ponta Grossa recebeu quase 1.200 processos com pedidos de pagamentos dos valores de auxílio emergencial. As pessoas tiveram, por algum motivo, indeferidos ou suspensos os pagamentos do valor do benefício do governo federal por conta da pandemia Covid19. A grande maioria das demandas foi ajuizada com a ajuda da Atermação – Setor de atendimento da Justiça Federal de Ponta Grossa, e processada por juízes de Ponta Grossa, Guarapuava e Foz do Iguaçu, ou seja, os juízes das duas últimas cidades prestaram auxílio para atender a demanda elevada de pedidos aqui da cidade de Ponta Grossa, pelo sistema de equalização, regionalização e redistribuição da carga de trabalho do TRF da 4ª Região.

Para a segunda vara federal de Ponta Grossa, responsável pelo processamento e julgamento das demandas cíveis da Subseção Judiciária, desde o início da pandemia, foram distribuídos 585 processos judiciais de auxílio emergencial e, até o momento, 539 processos já foram sentenciados, ou seja, um percentual de mais de 92% dos casos.

A sentença é a decisão proferida pelo juiz de primeira instância após o processamento da demanda. É preciso destacar que este percentual só foi alcançado porque contou com grande esforço conjunto de todos os servidores e magistrados da 2ª Vara Federal, e também dos servidores do atendimento ao público (Atermação) e do Cejuscon – Centro Judiciário de Solução de Conflitos. Todos trabalharam muito para conferir velocidade e rapidez no processamento das demandas e também para que efetivamente as pessoas que fazem jus ao benefício pudessem receber no menor tempo possível.

As pessoas que tem o direito ao benefício, nos termos da lei e não deferidos em face da análise do requerimento realizado pelo celular junto ao aplicativo DATAPREV e CEF, podem procurar um advogado ou setor de atendimento ao público da Justiça Federal para análise e ingresso de uma ação judicial se preenchidos os requisitos legais.

Para mais informações, a Justiça Federal de Ponta Grossa está localizada na Rua Cel. Theodoro Rosas, 1125 – Centro, Ponta Grossa – PR. Telefone: (42) 3228-4200

Da Assessoria